Laís Costa*
O que significa a prática de verificação de antecedentes? Uma verificação de antecedentes é a pesquisa de bancos de dados públicos para obter o máximo de informações possível sobre uma pessoa ou entidade jurídica específica para auxiliar na tomada de decisões.
Com base em referências como o nome, o CPF ou o CNPJ, podem ser apurados indícios de comportamentos não recomendados, antiéticos ou potencialmente ofensivos à cultura da empresa.
Como funciona esta verificação de antecedentes?
Para validar informações continuamente, você deve especificar o que será invalidado e como essa operação será feita.
Algumas das análises são mais simples, considerando apenas situações econômicas, empresariais e criminais. Existem referências de antecedentes criminais disponíveis nos tribunais, na Polícia Federal, na Interpol e no FBI.
Um especialista, então, analisa e avalia os encaminhamentos com base nos objetivos da empresa e fornece um relatório que influencia na tomada de decisão.
Deve-se ter em mente que esse controle pode ser exercido em diversas situações: em contratos com imobiliárias, na contratação de novos funcionários, na contratação de empresas, na compra de fornecedores, na contratação de serviços ou mesmo na venda a prazo para clientes.
Quais são os benefícios de uma verificação de antecedentes?
Este controle é uma ferramenta importante para proteger sua empresa. A marca também pode evitar completamente se envolver em um escândalo que possa prejudicar a reputação da empresa.
Conheça as principais vantagens que este processo pode trazer.
Prevenção de fraudes
As verificações de antecedentes são uma ferramenta importante na prevenção de fraudes e corrupção nos negócios. Claro, essas preocupações devem ser motivadas por razões éticas.
Mas quanto mais fácil for a divulgação de informações na Internet, mais forte deve ser o combate à corrupção. Afinal, esses incidentes geram publicidade negativa que pode prejudicar irremediavelmente uma empresa e manchar sua imagem perante a mídia, consumidores e potenciais parceiros.
Integração de clientes aprimorada
As verificações de antecedentes podem ajudar a integração de novos clientes sem esperar por uma análise de perfil completa. Com a prática, as preferências, o status do registro e o comportamento podem ser determinados. Esses dados permitem uma abordagem mais direcionada para atender às necessidades e expectativas do cliente. Além de prevenir riscos, não há necessidade de longos cadastros ou burocracia.
Esta consulta permite verificar o histórico criminal de uma empresa e evitar associações que possam causar problemas jurídicos ou financeiros. Desta forma, a empresa fica impedida de ser associada a qualquer esquema fraudulento.
A validação busca informações como relatórios agregados e links para entidades de relatórios, bem como autenticação para habilitar a autorização de compra.
Melhorando a conformidade corporativa
Quando se trata de conformidade corporativa, as verificações de antecedentes podem ser usadas no processo de triagem para impedir que fraudadores entrem na empresa como funcionários. Especialmente para o GDPR, as organizações precisam prestar mais atenção ao vazamento de informações e desenvolver melhores práticas internas e códigos de conduta para os funcionários.
No entanto, se uma pessoa tiver intenção maliciosa, é difícil evitá-la totalmente enquanto tenta limitar o dano em primeiro lugar. Portanto, vale a pena pesquisar e verificar se esse curso é realmente adequado.
Melhorando a Cultura Organizacional
Conduzir verificações de antecedentes ajuda a tornar sua empresa um local mais seguro para clientes e funcionários. Sem essa verificação, o ambiente fica vulnerável a assédios, ocorrências violentas e até crimes que podem prejudicar a organização e outros colaboradores.
Em outras palavras, a contratação de pessoas sem antecedentes graves, como as que infringem a lei, pode ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável, com mais confiança e segurança entre as pessoas.
Saúde, Confiança e Segurança: além de promover esses valores na cultura organizacional, eles também têm um impacto significativo no aumento da produtividade e em um clima organizacional positivo, ou seja, parte da identidade da empresa passa a ser relacionada com esses valores, ajudando na exposição ao mercado para clientes e fornecedores, como na contratação dos melhores talentos.
Trazer mais eficiência operacional
Essa vantagem está ligada não só à repetição da verificação como norma da corporação, mas também à automação ou terceirização desse trabalho.
Além de evitar perdas causadas por fraudes, ao promover a checagem como rotina, é possível tornar o processo mais barato, liberando verba e mão de obra para outras estratégias importantes para a empresa.
O trabalho de verificação é realizado com uso de tecnologia e aproveitando os recursos digitais presentes atualmente, dando rapidez à checagem para que ela seja realizada em tempo hábil.
Ajuda no recrutamento e seleção
A validação de antecedentes guia a tomada de decisões de maneira mais acertada, baseada em dados concretos e menos contaminada por impressões subjetivas, que facilmente induzem ao erro pode ser utilizado como fator no processo seletivo, por exemplo, para checar as informações de um candidato em um programa de estudos.
Está claro quais são os benefícios das verificações de antecedentes e por que é importante investir nelas? Além de implementar esse controle, vale a pena também confiar em uma empresa profissional com ampla experiência na área e capaz de realizar esse controle sem violar a proteção da informação. Ao mesmo tempo, ele está cumprindo seu dever de proteger a empresa.
Leia outro artigo da autora:
As legislações para evitar problemas com corrupção de acordo com o compliance
Presentes de fim de ano: lembretes de conformidade nas empresas
Laís Costa: formada em Direito pelas Faculdades de Campinas, especialista em Direito Público pela Faculdade Unimais, e se especializando em Proteção e Privacidade de Dados e Compliance.
