in

Renda Passiva com Criptomoedas: é possível?

Antenor Luan Hentz Policarpo*

Muito se fala sobre ganhar dinheiro com criptomoedas, mas poucos possuem o direcionamento correto para tal feito. Sabe-se que o universo das “cripto” é muito amplo e pode entregar retornos grandiosos e, em alguns casos, num curto espaço de tempo. 

O termo renda passiva surge no mercado financeiro e tem seu conceito baseado em rendimentos em cima dos seus investimentos aportados, sem seus esforços físicos. O modelo de renda foi aplicado no mercado de criptomoedas também, oferecendo aos usuários uma forma de rentabilizar ainda mais seus investimentos e de uma forma menos burocrática.

Mas calma aí! Nem tudo é tão simples quanto parece, mas é completamente possível.

Surgimento das criptomoedas

Precisamos voltar um pouco no tempo e entender o surgimento das Criptomoedas, por meio do Bitcoin (principal critpomoeda) em meados de 2008. São considerados investimentos de alto risco pelo tempo de existência e também pela recente regulamentação, o que pode assustar investidores mais conservadores. O que não se pode negar é que a constante evolução da tecnologia nesse mercado está trazendo e movimentando bilhões de dólares todos os meses. 

Alguns dos responsáveis por tamanha movimentação são os protocolos DeFi, ou Finanças Descentralizadas, que oferecem novas formas de renda passiva com criptomoedas, sendo as principais e mais sólidas: lending, staking, yield farming e yield aggregator. Vejamos algumas delas mais a fundo.

Tipos de renda passiva com criptomoedas

Lending:

Lending na tradução literal significa Empréstimo. É uma forma de obter renda passiva com criptomoedas, em que os usuários emprestam suas criptomoedas para outro usuário em troca de juros sobre isso. E o melhor, tudo automatizado pela plataforma, e o método e as taxas variam de acordo com cada operação. Nesse estilo de finanças, você pode ser tanto o usuário que empresta e recebe juros, como o mutuário da negociação. 

Os serviços de empréstimo são encontrados tanto em plataformas centralizadas quanto nas descentralizadas e os princípios são os mesmos. 

Staking:

“Apostando” é a tradução para Staking, e o mesmo oferece aos investidores de criptomoedas renda passiva por meio do bloqueio de suas criptos sem precisar vendê-las.

É como se as criptomoedas trabalhassem para você! Sim, isso mesmo que você leu. Elas trabalham para você gerando liquidez para o protocolo no qual você escolheu. Imagine que você coloca dinheiro em uma poupança, só que de alto rendimento. Isso porque quando você deposita o montante em uma conta poupança, o banco normalmente trabalha com seu dinheiro e, em troca, você recebe juros obtidos com os empréstimos que ele faz, só que com um percentual muito, muito baixo. 

Da mesma forma, quando você faz Staking de seus ativos digitais, você “bloqueia” as moedas para participar da execução da blockchain e contribuir para a sua segurança. Em troca disso, você ganha recompensas calculadas em rendimentos percentuais. Esses retornos costumam ser muito maiores do que qualquer rentabilidade oferecida pelos bancos.

Yield Farming:

Na tradução livre, seria algo como: Agricultura de rendimentos.

Yield Farming é um dispositivo de finanças descentralizadas (DeFi) e, para receber dividendos, você precisa bloquear suas criptomoedas por um período que irá variar de acordo com cada plataforma. Nesse período, você estará “ajudando” a fornecer liquidez para o projeto de determinada criptomoeda que escolher. Enquanto ajuda o projeto, você vai recebendo juros e outras recompensas que irão variar de plataforma para plataforma.

Yield Aggregator:

O usuário que escolher um Yield Aggregator como opção para receber renda passiva deverá saber que funciona da mesma forma que o Yield Farming, e fornecerá liquidez para uma piscina de liquidez, recebendo “comissões” na mesma criptomoeda.

Ou seja, se bloquear Ether (moeda da Ethereum), irá receber Ethers como recompensa. Essas comissões podem variar dependendo do volume de negociações que ocorrer nessa piscina. Só existe um problema, se o preço do ativo subir, você não ganha valorização sobre, você tem o valor que foi travado no momento da entrada no protocolo.

Essas são as principais formas de obter renda passiva com o mercado de criptomoedas. Todas são legalmente utilizadas e possuem um volume de negociação gigantesco. Partindo desse pressuposto, entende-se que o mercado cripto requer muita cautela e principalmente conhecimento.

Conclui-se que o mercado cripto possui muitas oportunidades, mas algumas ainda são desconhecidas e até pouco complexas de serem executadas. Portanto, tenha sempre um bom profissional do mercado ao lado e faça seu próprio estudo, bem aprofundado sobre a forma de investimento e retorno que almeja ter para evitar realizar operações mal sucedidas no mercado. 


Antenor Luan Hentz Policarpo: Bacharel em Direito, CEO e Trader da Value Capital. Especialista em Criptoativos e Empreendedor na Web3. Possui mais de 4 anos de mercado e +$10 milhões operados. Membro do METASAFE. Mentor e escritor, acredita que a educação é a única chave para a mudança de vida.

criação da lgpd

E se a LGPD não tivesse sido criada? 

resolução de dosimetria

Resolução de dosimetria: sanções e benefícios