Laís Costa*
As empresas e profissionais devem tratar os presentes com o máximo respeito e cuidado. Qualquer gestão nesta área é importante.
Embora a troca de presentes e entretenimento possa fortalecer as relações comerciais, o envio de presentes e a realização de eventos de entretenimento, como almoços, espetáculos ou apresentações teatrais, pode ter ou parecer ter um efeito inadequado no ambiente de trabalho.
Há pouca fiscalização ao aceitar brindes de parceiros ou fornecedores. Esta é uma prática comum que acontece principalmente no final do ano. Isso ocorre porque aceitar presentes provavelmente será considerado suborno, o que pode prejudicar sua reputação e é contra as regras e o comportamento ético da empresa.
É importante ressaltar que itens promocionais de baixo valor, como canetas, calendários, cadernos ou outros pequenos brindes, que geralmente trazem a logomarca da empresa, não se enquadram na categoria de gratificações indevidas. Aqui estamos falando de presentes caros que ultrapassam R$ 150 e podem afetar a imparcialidade do destinatário na tomada de decisões de negócios.
As normas e precauções a observar na relação de presentes e compliance
Os cuidados podem (e devem) ser tomados para garantir que as empresas sigam as diretrizes éticas e de conformidade sem serem desrespeitosas ao aceitar presentes durante o período de férias.
1) Alterar com todos os funcionários a política de oferta e recebimento de bônus estabelecida em sua empresa. Defina o preço do presente a ser recebido. Por exemplo, itens acima de R$ 100 já são considerados fora do padrão de produto micro promocional.
2) Uma proposta é discutir o motivo da apresentação do presente. Faça um brainstorm com a equipe para descobrir o que motiva o presente. Um interesse comercial ou um simples agradecimento por um novo ano de parceria?
3) Deixar claro que somos humanos mesmo que os profissionais achem que dar brinde é inofensivo ou não afeta. Não há neutralidade total nas relações humanas. Esse comportamento sempre cria um viés ou associação.
4) Sabemos que em alguns casos a alta direção recebe brindes para fortalecer os vínculos estratégicos com a organização, mas estes também devem seguir as políticas estabelecidas. Lembre-se dos exemplos anteriores. Procedimentos padrão devem ser seguidos com clareza na aceitação de presentes, mostrando a importância dessa prática para o negócio.
5) Avalie o profissional que faz a coisa certa. Quando as pessoas recusam um presente ou devolvem um item para a área responsável, podem sentir que algo está faltando. Demonstre aos funcionários a importância de aderir aos padrões éticos da organização e reforce o comportamento dos funcionários em relação aos outros na empresa.
Leia outro artigo da autora:
As legislações para evitar problemas com corrupção de acordo com o compliance
Laís Costa: formada em Direito pelas Faculdades de Campinas, especialista em Direito Público pela Faculdade Unimais, e se especializando em Proteção e Privacidade de Dados e Compliance.