in

A importância da privacidade para a área da saúde

dados dos pacientes

Andrea Mottola*

Muito antes das legislações em vários países tratarem sobre privacidade e proteção de dados pessoais, algumas esferas da sociedade já possuíam regras sobre o resguardo de informações que poderiam ser objeto de sigilo em razão da sua natureza. Nesta situação, é importante ressaltar que os dados dos pacientes são resguardados pelo sigilo médico, não podendo ser divulgados para terceiros, devendo ser mantidos em local seguro e para evitar o acesso de pessoas desautorizadas.

Com a evolução da tecnologia, novos desafios surgiram para unir a praticidade da digitalização e a segurança no tratamento dos dados de saúde dos pacientes. 

Dados dos pacientes e Lei do Prontuário Eletrônico

Neste sentido, a Lei do Prontuário Eletrônico (Lei 13.787/2018) é um marco importante para traçar as diretrizes e regras que médicos, clínicas, hospitais e profissionais que atuam na área da saúde devem seguir. Importante mencionar que esta lei já previu a necessária interação com a Lei Geral de Proteção de Dados com vistas a evitar incongruências contraproducentes neste momento de alteração dos processos.

Os três pilares básicos da Lei do Prontuário Eletrônico são a integridade, a autenticidade e a confidencialidade. Embora já previsto pelo CFM desde 2002 somente com a referida lei, o Ministério da Saúde determinou que fosse implantado efetivamente. 

Contudo, ainda vemos grandes dificuldades na sua viabilização como uma rotina na gestão operacional. Daí a premente necessidade de implantação de programas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados para evitar possíveis incidentes e vazamento de dados. 

Vazamentos de dados médicos

Um caso emblemático, ocorrido no início da pandemia em um grande hospital, gerou o vazamento de dados médicos relacionados à Covid-19 de milhares de brasileiros decorrente do uso de senha de acesso ao sistema do Ministério da Saúde por um funcionário terceirizado. 

Ao longo da repercussão à época, tal fato demonstra a necessidade de implantação e políticas de acesso a informações, classificação destes acessos, política de privacidade interna e outros mecanismos organizacionais e tecnológicos que permitam a confidencialidade dos dados dos pacientes.

Recentemente, se viu um caso grave de vazamento de dados de uma jovem atriz, que, supostamente, teria ocorrido através de uma profissional de enfermagem que a atendeu no hospital onde estava internada. 

Sem adentrar ao caso, a lição que podemos obter deste triste episódio se refere ao importante treinamento que os profissionais da saúde precisam ter sobre a responsabilidade do sigilo e da confidencialidade dos dados dos pacientes que tratam. 

Decorre disto a necessária atualização dos contratos de trabalho para abarcar eventuais infrações, além da implantação de Códigos de ética e conduta, entre outros mecanismos.

A área da saúde sem dúvida exige maior atenção e cuidado na elaboração e implantação dos processos de adequação à LGPD e demais regramentos específicos, pois um incidente que dê publicidade a dados dos pacientes, em tempos de internet, pode causar danos patrimoniais e morais de grande monta. 

Assim, buscar uma boa assessoria e investir nas ferramentas adequadas são procedimentos imprescindíveis para que as instituições e profissionais estejam em consonância com a legislação.

Leia outro artigo da autora: A LGPD e o novo decreto do SAC


Andrea Mottola: Advogada na Mottola e Medeiros Advocacia. Conta com experiência nas áreas cível, empresarial, consumerista e digital prestando assessoria jurídica para implementação da LGPD.

coleta de dados

Os Reflexos da LGPD na coleta de dados na perspectiva do direito tributário

agentes de tratamento

Responsabilidades dos agentes de tratamento na proteção de dados