in

Custódia Cripto: Como armazenar meus ativos digitais de forma segura?

Antenor Luan Hentz Policarpo*

Assim como o teu dinheiro físico necessita estar guardado em algum lugar, seja na sua carteira ou em um órgão centralizador, como o banco, com as moedas digitais, não é diferente! 

Existem 3 tipos de custódia cripto para seus ativos digitais: carteira centralizada, carteira quente e carteira fria.

Carteira centralizada

A Centralized Wallet (carteira centralizada) é fornecida por uma Exchange, ou corretora de criptoativos no momento em que você realiza o seu cadastro e compra algum ativo dentro dessa plataforma. O intuito aqui é facilitar a experiência do usuário ao fornecer os ativos e também a custódia na mesma plataforma, o que por vezes não seria a melhor opção, mas é a mais prática. 

Por que não é a melhor opção? Porque, nesse caso, caso aconteça alguma coisa com a exchange que mantém a custódia dos seus ativos digitais, como por exemplo, uma insolvência – algo que já aconteceu no mercado – os seus ativos estariam fora do seu controle, pois a custódia total não é sua, mas da plataforma em que você dedicou sua confiança. 

Carteira quente

Já as Hot Wallets (carteiras quentes) são aplicativos descentralizados produzidos exclusivamente para transacionar e custodiar os ativos digitais. Um exemplo dessa ferramenta é a Meta Mask. 

Esses apps podem ser tanto para navegador quanto para mobile, e a sua diferença para as carteiras centralizadas é que são descentralizadas e mais seguras. Isso porque, ao criar uma hot wallet, você cria uma senha única e exclusiva sua, que será a ponte para acessar seus ativos digitais para sempre. 

As hot wallets ficam conectadas na internet durante todo o tempo, justamente por serem softwares.

Carteira fria

E existem as Cold Wallets (carteiras frias) que são dispositivos portáteis, em que o usuário faz praticamente o mesmo procedimento das hot wallets ao gerar uma senha específica de 12 a 24 palavras, que fornecerão o acesso total aos seus ativos. 

Nesse estilo de carteira, não é necessário estar 100% conectado à internet. Ela armazena seus ativos digitais de forma off-line. A única necessidade de internet aparecerá no momento de realizar transações dentro do mercado cripto.

Um exemplo de Cold Wallet é a Ledger Nano, que inclusive é a que eu utilizo.

Vale ressaltar também que a única empresa autorizada a vender esses dispositivos no Brasil é a Kripto BR.

Nas duas últimas opções de custódia cripto, só tem uma forma de você perder seus ativos digitais: caso perca sua senha.

Mesmo que perca a sua Cold Wallet, você consegue recuperar o acesso aos seus ativos em outro dispositivo igual ou similar. 

Atualmente, a adoção pelo mercado cripto segue em uma grande crescente. E saber onde custodiar seus ativos é a forma mais segura e o divisor de águas para estar preparado contra eventuais intempéries. 

Leia outro artigo do autor:

Renda Passiva com Criptomoedas: é possível?


Antenor Luan Hentz Policarpo: Bacharel em Direito, CEO e Trader da Value Capital. Especialista em Criptoativos e Empreendedor na Web3. Possui mais de 4 anos de mercado e +$10 milhões operados. Membro do METASAFE. Mentor e escritor, acredita que a educação é a única chave para a mudança de vida.

chatgpt

ChatGPT banido e não recomendado, entenda o porquê

privacidade e ChatGPT

ANPD e ChatGPT