in

O compliance como ferramenta de transformação social

Claudio Savio de Andrade Cruz Azevedo*

A área do compliance é sensacional, com infinitas possibilidades, benefícios e resultados. Não é atoa que a multidisciplinaridade desta ferramenta é algo que a torna única com todos estes conhecimentos agregados.

Certa vez, muito antes de conhecer o compliance, assistindo a uma entrevista de Bill Gates, o grande e revolucionário CEO da Microsoft, a apresentadora lhe perguntou sobre o processo de seleção de seus funcionários e sua resposta me fez refletir muito. Ele respondeu que gostaria de ouvir dos candidatos não só o que eles fariam se fossem contratados dentro do âmbito da empresa, mas também o que fariam fora do mundo corporativo, qual o impacto que gostariam de causar na sociedade em geral.

Com essa resposta na mente, segui em frente até finalmente conhecer o compliance, o que me encantou logo de cara.

Estudando a área e praticando no dia a dia, a resposta de Bill Gates me tomou a mente. Eis que me deparo com, talvez a ferramenta perfeita, para causar um impacto social fora do mundo corporativo de extrema relevância a longo prazo, sim, a longo prazo, pois hábitos e costumes não mudam do dia para a noite.

Programa ou Cultura de compliance

Não gosto de denominar programa de compliance, eu prefiro cultura de compliance, pois acredito que o termo cultura faça mas jus à grandeza de tudo o que se cultiva a partir da implementação de seus mecanismos.

Quando a cultura de compliance é bem implementada, levada a sério com o apoio da alta gestão, cumprida com naturalidade por todos os colaboradores, respeitada pelos terceiros envolvidos no negócio, cria-se então um novo hábito, uma nova tratativa para questões não só empresariais, mas sociais.

Aquilo que é praticado diariamente no âmbito da empresa, é repassado de forma invisível a todos que têm algum tipo de relacionamento pessoal com os envolvidos, já que o exemplo é uma forma muito poderosa de se multiplicar bons hábitos e costumes.

Acredito que, dentro da cultura de compliance, a melhor ferramenta e que causa mais impacto no geral é um código de conduta/ética bem elaborado, que pode ser um norte para a tomada de decisões mais transparentes e benéficas, seja profissionalmente ou pessoalmente, em que as diretrizes ali expostas servem justamente para se disseminar condutas que contam com alto valor ético e moral.

Valores da empresa para a sociedade

Precisamos cada vez mais nos cercar de bons exemplos e a empresa pode ser este bom exemplo, que replique os bons valores e costumes para que cada envolvido ali possa ser um agente do bem, repassando a sua família, amigos, bairro, cidade e assim por diante.

Inclusive, nos dias de hoje, com a massiva presença digital das pessoas, as barreiras físicas foram ultrapassadas, o meio digital se tornou portanto um meio excelente de propagação de condutas e exemplos a serem seguidos de forma íntegra e transparente.

O impacto, agora, talvez pareça mínimo aos nossos olhos, mas o futuro nos dirá como a sociedade se comportará com suas condutas para com as pessoas, empresas e meio ambiente, sendo certo que a semente do compliance se cultivada corretamente com princípios, ética e moral, trará frutos únicos para as gerações que nos seguem.


Claudio Savio de Andrade Cruz Azevedo: Advogado, Pós-Graduado em Direito Empresarial, especialista em Compliance e LGPD, atuando no consultivo jurídico e empresarial desde 2018. 

conta invadida

Instagram invadido: conheça medidas para recuperar a conta com segurança

política de privacidade

A repetição da política de privacidade e a falta de engajamento das organizações